Blog

Hidrolatos, o que são e como usá-los.

Hidrolatos, o que são e como usá-los.

Hidrolatos também conhecidos como Águas florais ou hidrossóis. São a fase aquosa resultante da destilação de folhas, flores, resinas ou raízes. A diferença entre óleos essenciais e hidrolatos, é que os hidrolatos são maioritariamente água (por isso também se chamam águas florais). Isto significa que são muito menos concentrados do que os óleos essenciais. Também têm um aroma mais suave e subtil.

Vantagens dos hidrolatos:

  • Podem ser aplicados directamente na pele, mesmo as mais sensíveis.
  • São mais seguros que os óleos essenciais.
  • São muito versáteis e podem ser usados de várias formas

Podem ser usados: 

como tónico: utilizado puro no rosto, desempenha a mesma função que um tónico, ajudando a restaurar o pH correcto da pele após a limpeza.

para refrescar e hidratar: guarde-o no frigorífico e pulverize-o no rosto quando necessário para refrescar e energizar!

como base para as suas máscaras faciais: adicione hidrolato em vez de água para enriquecer as suas máscaras faciais e capilares DIY com propriedades valiosas!

como ingrediente para os seus cosméticos caseiros: incorporado na fase aquosa, é excelente para fazer cremes para peles secas e sensíveis, cremes anti-envelhecimento, cremes calmantes, loções anti-caspa, loções para limpar suavemente a pele das crianças, desmaquilhantes bifásicos.

no cabelo: o pH ligeiramente ácido do hidrolato ajuda a manter o cabelo macio e brilhante. Pode ser utilizado para diluir o champô ou simplesmente como um enxaguamento ácido: neste caso, basta pulverizá-lo directamente sobre o cabelo húmido como último passo antes de o secar.

Como descongestionante dos olhos e da pele cansados: nada melhor do que uma compressa sobre os olhos cansados e fatigados para diminuir as olheiras e os papos e recuperar um aspecto fresco e uma pele relaxada.

Podem até dar sabor a bebidas e outros alimentos.

Como escolher o hidrolato? Deve escolher o hidrolato que se adequa às necessidades da sua pele ou do seu estado de espírito.

Alguns exemplos de plantas e seus alegados benefícios:

Lavanda: calmante, relaxamento
Hidrolato de Rosa: adstringente, perfume
Hidrolato de Erva-cidreira: alívio do stress
Hidrolato de Hamamélis: limpeza da pele
Hidrolato de Gerânio: calmante, anti-séptico e refrescante