Blog

Benefícios do Azeite para a pele e cabelo

Benefícios do Azeite para a pele e cabelo

O azeite não é apenas um produto básico da despensa: é também um potente ingrediente cosmético. Descobre 5 benefícios de beleza do azeite para a pele e o cabelo.

As Origens do Azeite

O azeite é um óleo rico e comestível derivado da árvore Olea europaea (oliveira). Embora os especialistas não tenham a certeza, a maioria dos investigadores acredita que o cultivo começou provavelmente na bacia do Mediterrâneo, onde as azeitonas e os seus subprodutos moldaram as cozinhas, tradições e culturas regionais durante mais de 6.000 anos.

Embora o azeite seja mais conhecido pela sua utilização na culinária, tem também uma longa história de utilização na cosmética. Na Grécia antiga, o azeite era conhecido como "ouro líquido" e era utilizado parao fazer produtos para o cuidado do corpo, incluindo óleos de massagem, pomadas protectoras e sabonetes. Muito provavelmente, o azeite era amplamente utilizado pelas nossas ancestrais.

"O melhor azeite deve ser de baixa acidez, de primeira pressão a frio de preferência de agricultura biológica. De todos os óleos, o azeite é o mais rico em selénio. É ainda rico em vitaminas A, B, K e E. De todas as gorduras, o azeite é aquela que tem a composição que mais se aproxima das gorduras do tecido humano."*

5 benefícios do azeite de oliva para a pele e o cabelo
Há uma razão pela qual o azeite continua a ser um ingrediente de beleza popular há milhares de anos: funciona!

  1. É um poderoso ingrediente emoliente
    Existem três tipos principais de hidratantes: Humectantes, que atraem a humidade do ar para a pele; oclusivos, que retêm fisicamente a água dentro da pele; e emolientes, que preenchem os espaços entre as células mortas da pele para dar à pele uma textura mais uniforme. O azeite pertence a esta última categoria, embora alguns estudos indiquem que também tem efeitos oclusivos ligeiros. Os óleos vegetais (como o azeite) são conhecidos por penetrarem nas camadas superiores da pele. 
  2. O Azeite pode ajudar a manter a hidratação da pele
    Embora a composição exacta do azeite varie consoante a qualidade da azeitona e o método de extração utilizado, a maioria dos azeites é rico em ácidos gordos essenciais, incluindo o ácido oleico, o ácido linoleico e o ácido esteárico. Estes ácidos gordos são compostos chave na barreira natural de hidratação da pele e estão intimamente envolvidos na manutenção da hidratação da pele.
  3. O Azeite Puro é Rico em Antioxidantes
    O azeite virgem extra - por outras palavras, o azeite não refinado - é rico em compostos antioxidantes, incluindo vitaminas, polifenóis e flavonóides. Quando utilizados topicamente, os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres, também conhecidos como espécies reactivas de oxigénio. Estes compostos nocivos formam-se após a exposição a um fator de stress, como a poluição, e acumulam-se ao longo do tempo. Com o passar do tempo, os radicais livres podem danificar a pele e resultar em problemas visíveis, como rídulas e rugas. Ao neutralizar os radicais livres, o azeite pode ajudar a limitar alguns destes sinais precoces de envelhecimento.
  4. O Azeite é Conhecido Pelas Suas Propriedades Fortalecedoras
    O azeite pode ser um complemento útil para qualquer rotina de cuidados com o cabelo, mas é particularmente benéfico para quem tem cabelos quebradiços. O azeite também ajuda a melhorar a resistência do cabelo, tornando-o mais forte e mais fácil de desembaraçar sem quebrar.
  5. É um auxilío útil no Cuidado do Cabelo
    Os produtos para o cabelo que contêm azeite podem ajudar a suavizar a cutícula do cabelo, ou seja, a camada mais externa do cabelo. Isto ajuda a domar a aparência aspera e dá ao seu cabelo um aspeto brilhante e saudável. Os homens também podem aproveitar os benefícios do azeite com o nosso Óleo para a Barba.

Sabias que podes encontrar azeite bio nos nossos Sabonetes (70% dos óleos é azeite), Sabão de Aleppo, Bálsamos para Lábios e nos Amaciadores Sólidos da Mind the Trash?

* Cosmética Natural, Fernanda Botelho e Dulce Mourato, 2020. Manuscrito.