Blog

Sal de Epsom, o que é e para que serve.

Sal de Epsom, o que é e para que serve.

O sal de Epsom, cujo nome deriva de uma nascente de água salgada amarga em Epsom, em Inglaterra, não é realmente sal, mas um composto mineral puro de magnésio e sulfato que ocorre naturalmente. Há muito conhecido como um remédio natural para uma série de doenças, o sal de Epsom tem inúmeros benefícios para a saúde, bem como muitas utilizações relacionadas com o bem-estar, o lar e a jardinagem.

Estudos* demonstraram que o magnésio e o sulfato são ambos facilmente absorvidos através da pele, tornando os banhos de sal Epsom uma forma fácil e ideal de desfrutar dos benefícios para a saúde. O magnésio desempenha uma série de papéis no corpo, incluindo a regulação da atividade de mais de 325 enzimas, reduzindo a inflamação, ajudando a função muscular e nervosa, e ajudando a prevenir o endurecimento das artérias. Os sulfatos ajudam a melhorar a absorção dos nutrientes, a eliminar as toxinas e a aliviar as enxaquecas.

Benefícios do Sal de Epsom

Alivia o stress e relaxa o corpo
O stress drena o magnésio do corpo e aumenta os níveis de adrenalina. Quando dissolvido em água quente, o sal de Epsom é absorvido através da pele e repõe o nível de magnésio no corpo. O magnésio ajuda a produzir serotonina, um químico que eleva o humor no cérebro e que cria uma sensação de calma e relaxamento. Os especialistas acreditam que tomar banho com uma solução de imersão Epsom pelo menos três vezes por semana ajuda-o a ter uma melhor aparência, a sentir-se melhor e a ganhar mais energia. Os iões de magnésio também o ajudam a relaxar e a reduzir a irritabilidade, diminuindo os efeitos da adrenalina. Criam uma sensação de relaxamento, melhoram o sono e a concentração, e ajudam os músculos e os nervos a funcionar corretamente.

Alivia a dor e as cãibras musculares

Um banho de sal de Epsom é conhecido por aliviar a dor e aliviar a inflamação, tornando-o benéfico no tratamento de músculos doridos, asma brônquica e enxaquecas. Misture uma pasta espessa de sal de Epsom com água quente e aplique-a para obter um conforto calmante. Experimente mergulhar os seus pés doridos, cansados (e malcheirosos) numa bacia de água com meia chávena de sal de Epsom. O sal de Epsom suaviza a pele e até neutraliza o odor dos pés.

Ajuda os músculos e os nervos a funcionarem corretamente

Estudos mostram que o sal de Epsom pode ajudar a regular os electrólitos no seu corpo, assegurando o bom funcionamento dos músculos, nervos e enzimas.

O magnésio também é conhecido por ser fundamental para a utilização adequada do cálcio, que serve como principal condutor dos impulsos eléctricos no seu corpo.As pessoas que sofrem de artrite e outras condições inflamatórias podem beneficiar da redução do inchaço e do alívio da dor com um banho de sal Epsom.

Elimina as toxinas do corpo
Os sulfatos presentes no sal de Epsom ajudam a eliminar as toxinas e os metais pesados das células, aliviando as dores musculares e ajudando o corpo a eliminar as substâncias nocivas. A sua pele é uma membrana altamente porosa e a adição dos minerais certos à água do banho desencadeia um processo chamado osmose inversa, que na realidade retira o sal do seu corpo e as toxinas nocivas juntamente com ele. Para um banho desintoxicante, pelo menos uma vez por semana, adicione duas chávenas de Sal de Epsom à água da banheira e mergulhe durante 10 minutos.

Utilizações do sal de Epsom

Para experimentar os inúmeros benefícios do sal de Epsom para a saúde, tome banhos de sal de Epsom relaxantes e anti-stress três vezes por semana, adicionando 2 chávenas de Sal de Epsom a uma banheira quente e mergulhando-a durante pelo menos 12 minutos. Para um benefício adicional de hidratação da pele, adicione 1/2 chávena de azeite ou óleo de amêndoas doces. Não utilize sabonete, uma vez que este interfere com a ação dos sais. Tente descansar durante cerca de duas horas depois. Se tiver articulações artríticas, movimente-as o mais possível após um banho de sais de Epsom para evitar a congestão das articulações.

Para um escalda-pés, mime os pés cansados adicionando 1/2 chávena de sal de Epsom a uma bacia de água morna. Relaxe e deixe os pés de molho durante 20 minutos. Se desejar, esfregue as calosidades com uma pedra-pomes. Seque os pés e, em seguida, adicione duas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ao seu hidratante natural preferido, como manteiga de karité ou de cacau, e esfregue bem para reter a humidade. Se estiver grávida ou tiver algum problema de saúde, consulte o seu médico antes de utilizar sais de Epsom.

SAÚDE

Pé de atleta: Mergulhar os pés num banho de sal Epsom para ajudar a aliviar os sintomas do pé de atleta.

Remover farpas: Mergulhar a área afetada da pele num banho de sal de Epsom para retirar a farpa.

Tratar o fungo das unhas dos pés: Mergulhe os dedos dos pés afectados em água quente misturada com uma mão cheia de sal de Epsom três vezes por dia.

Aliviar entorses e contusões: Adicione 2 chávenas de sal de Epsom a um banho quente e mergulhe para reduzir a dor muscular, a dor e o inchaço de entorses e contusões.

Aliviar o desconforto da gota: Alivie o desconforto da gota e reduza a inflamação adicionando 2-3 colheres de chá de sais de Epsom a uma bacia e mergulhando o pé/articulação afetado. A água deve estar tão quente quanto for confortável. Deixe de molho durante cerca de 30 minutos.

BELEZA
Esfoliar a pele morta: No duche ou no banho, misture uma mão-cheia de sal Epsom com uma colher de sopa de óleo de amêndoas doces ou azeite e esfregue em toda a pele molhada para esfoliar e suavizar. Enxaguar abundantemente.

Produto de limpeza facial esfoliante: Para limpar o rosto e esfoliar a pele ao mesmo tempo, misture meia colher de chá de sal de Epsom com o seu óleo de limpeza natural. Massaje suavemente na pele e enxagúe com água fria.

Remover o odor dos pés: Misture meia chávena de sal de Epsom em água morna e mergulhe os pés durante 10 minutos para eliminar o mau cheiro, acalmar os pés doridos e suavizar a pele áspera.

CASA
Limpar os azulejos da casa de banho: Misturar partes iguais de sal de Epsom e detergente líquido da loiça e utilizar como esfoliante nos azulejos da casa de banho.

Prevenir lesmas e caracóis: Polvilhe sal de Epsom nos pontos de entrada interiores ou perto deles para evitar lesmas.

Para lavar as mãos: Misture sal de Epsom com óleo de amêndoas doces e mantenha-o junto ao lavatório para uma lavagem eficaz das mãos.

JARDINAGEM
Fertilize as suas plantas de interior: A maioria das plantas precisa de nutrientes como o magnésio e o enxofre para se manter de boa saúde, e o sal de Epsom torna os nutrientes primários da maioria dos alimentos para plantas (nitrogénio, fósforo, potássio) mais eficazes. Polvilhe sal de Epsom uma vez por semana para ajudar a nutrir as suas plantas de interior, flores e legumes.

Mantenha o seu relvado verde: Os cristais de sulfato de magnésio, quando adicionados ao solo, fornecem nutrientes vitais que ajudam a evitar o amarelecimento das folhas e a perda da cor verde (o magnésio é um elemento essencial da molécula de clorofila) nas plantas. Adicione 2 colheres de sopa de sal de Epsom a um litro de água e polvilhe no seu relvado para manter a relva saudável e verde.

Spray inseticida: Utilize sais de Epsom no seu relvado e no seu jardim para se livrar de forma segura e natural das pragas das plantas.

Sobre a Aldeia Sabão
Não conheces a Aldeia Sabão? Somos uma pequena empresa familiar a viver no interior de Portugal. Nós oferecemos sabonetes e produtos artesanais, ecológicos, biológicos e de comércio justo, que são bons para a pele e para o planeta. Cuidar da Terra e das Pessoas é a nossa missão; é por isso que todas as encomendas são enviadas em embalagens sem plástico, muitas vezes reutilizadas. Esperamos que gostes tanto da nossa gama de produtos como nós.

Bem hajas!

*“Report on absorption of magnesium sulfate (Epsom salts) across the skin” Dr. R.H. Waring, School of Biosciences, University of Birmingham, B15 2TT, U.K.